Dermatologista​​

Dermatologista​​

A procura por consulta com dermatologista pode se dar por diversos motivos, até mesmo quando não existe uma doença já diagnosticada.

Além da pele, o médico também cuida dos cabelos, mucosa, pelos, glândulas sudoríparas e unhas. Dessa forma, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse especialista está apto a atuar em Dermatologia Clínica e Preventiva, Oncologia, Dermatologia Cosmiátrica, Dermatologia Cirúrgica e Dermatologia Oncológica.

Quer saber mais sobre a área de atuação e sobre como você pode ter o auxílio desse profissional? Então, não deixe de ler o artigo que preparei para você sobre o assunto! Boa leitura!

O que é dermatologista?

A pele, além de ser o maior órgão do corpo, é uma estrutura complexa. Não à toa, hoje há registro de mais de 3 mil enfermidades dermatológicas que podem afetar crianças, jovens e idosos, de acordo com a SBD.

Dessa forma, o dermatologista é quem diagnostica, previne e trata tudo o que diz respeito à pele e às demais áreas do corpo citadas, bem como as mucosas, tanto da boca quanto da região genital.

Para que o profissional consiga trabalhar nessa especialidade, após os 6 anos de graduação e residência em Medicina, é preciso que ele faça um curso de especialização próprio na área dermatológica.

Para que serve a consulta com dermatologista?

O atendimento com o médico dermatologista serve tanto para prevenção como para descobrir e diagnosticar uma enfermidade de natureza cutânea.

Assim, o profissional faz perguntas para saber se há alguma manifestação fora do normal, sintomas, tempo de duração de lesões, ou quaisquer informações capazes de auxiliar no diagnóstico. Algumas queixas comuns são acne, vermelhidão devido a alergias e queda de cabelo.

Para complementar, são feitos exames físicos e podem ser solicitados alguns exames laboratoriais, como de sangue, cultura e biópsia. Quando o dermatologista descobre o que está causando qualquer distúrbio, pode recomendar o melhor tratamento. Em muitos casos, os cuidados são multidisciplinares, de forma que envolvem, também, a endocrinologia, a ginecologia e a urologia, por exemplo.

Atualmente, a procura por esse especialista tem sido maior, devido à preocupação com os cuidados estéticos com a pele, e à grande quantidade e à qualidade de procedimentos voltados a mantê-la mais bonita e saudável.

Receba nosso conteúdo e dicas de saúde

Receba em seu email nossas dicas de saúde, promoções e atualizações através do nosso boletim informativo