Vascular

Vascular

O cirurgião vascular é o médico especializado em realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos. A distinção entre esse profissional e um angiologista está justamente na forma de recuperação da patologia.

Enquanto o cirurgião preconiza intervenções vasculares, o angiologista se utiliza de métodos mais conservadores para tratar tromboses, varizes e arterioscleroses. O profissional dedicado a essa especialidade médica se baseia profundamente em estudos minuciosos do paciente, e o respectivo grau de comprometimento patológico. Para esse caso, a reabilitação e a prevenção de enfermidades vasculares se dá por meio de medicamentos, atividades físicas e incentivo à mudança de hábitos.

Já o cirurgião vascular se baseia em tratamentos mais invasivos para as mesmas patologias. Comumente esse médico realiza procedimentos de incisão por dentro das veias, englobando tratamentos para doenças arteriais, dos vasos linfáticos e veias. Essa especialidade também contribui para a realização de procedimentos que vão além da área vascular, tal como na hemodiálise para pacientes com insuficiência renal crônica.

Ou seja, a grosso modo, o cirurgião vascular é o especialista responsável por tratar enfermidades que a angiologia não permite. Isso se deve, sobretudo, aos métodos mais categóricos de tratamento, baseado nas intervenções cirúrgicas. Quando o tratamento da doença não surtir efeito com métodos mais clínicos e conservadores, o cirurgião vascular deve ser procurado.

PEDRO RODRIGUES – CRM: 38681/PR – RQE: 28648

Receba nosso conteúdo e dicas de saúde

Receba em seu email nossas dicas de saúde, promoções e atualizações através do nosso boletim informativo